24/08/2017

7. Leituras de Agosto de 2016: Quando o teu coração parou, Sarah Pekkanen, 351 páginas

Título: Quando o teu coração parou
Autora: Sarah Pekkanen
1ª EDIÇÃO Junho de 2014
Páginas: 352

Sinopse:

Ele quer uma segunda oportunidade. Ela dá-lhe três semanas. Quanto tempo restará a ambos? 
Visto de fora, o casamento de Julia e Michael parece ser perfeito. Ambos filhos de infâncias difíceis, vivem agora uma vida de sonho na sua casa luxuosa em Washington, DC. Julia é uma organizadora de eventos muito requisitada, e Michael acaba de vender a sua bem-sucedida empresa por 70 milhões de dólares. Mas, na verdade, ao longo dos anos Michael foi-se afastando de Julia, privilegiando o trabalho, e vivem ambos uma relação infeliz, apesar de funcional. 
Um dia, inesperadamente, Michael tem uma paragem cardíaca. Quatro minutos e oito segundos depois, um desfibrilhador portátil reanima o seu coração. E no decorrer daqueles minutos perdidos, ele torna-se uma pessoa diferente. Agora, o dinheiro nada lhe diz, e Michael resolve desfazer-se de todo o património. 
O mundo de Julia colapsa. Por um lado tem agora o vislumbre do homem que outrora amou mas que, ao longo dos anos, se foi tornando um estranho; por outro, feridas do passado tardam em sarar e deixam-na reticente quanto a esta mudança. Será possível voltar a acreditar numa vida simples e mais feliz?

Opinião:

Este livro é um livro sobre como um acontecimento commo uma morte iminente pode alterar drásticamente o modo de vida de uma pessoa. É o que acontece a Michael que após uma paragem cardíaca decide investir na sua relação desgastada com a sua mulher Júlia.

Considerei desde logo Michael como alguém muito corajoso, adoece, quase morre e depois abdica do seu conforto financeiro ao desfazer-se dos seus bens materiais? E Júlia pensei que ela daria pulos de contentamento por o seu marido finalmente lhe dar atenção mas não foi bem assim. E é aqui que a trama se adensa e que me começa a agradar bastante, o mundo complicado da gestão das relações pessoais, os sentimentos escondidos, as palavras meias ditas, os copos meios cheios? Gostei muito pois vemos personagens divididas, reais e que acima de tudo colocaram a felicidade de lado.

O que a autora nos vais mostrar depois ao longo das páginas seguintes é o percurso, algo doloroso, que vão ter de fazer para recuperar a sua felicidade e a vida em comum como tinham no início da relação. A autora faz-nos realmente reflectir sobre o valor do dinheiro, os sacríficos (família) em prol da vida profissional e o que temos a perder quando investimos no lado errado.

A escritora realmente cria uma história que nos faz reflectir profundamente sobre o que fazer com as segunda chances que nos são dada pela vida, através de uma escrita simples e cativante.

Nota: 4 estrelas

~
Período de Leitura: 17 a 21 de Agosto

1 comentário:

  1. Parece ser um excelente livro!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar