24/06/2016

3. Leituras de Maio: A rapariga do comboio, Paula Hawkins


Título: A Rapariga no Comboio

Autora: Paula Hawkins 

Edição ou reimpressão: 06-2015

Editor: TopSeller

Páginas: 320

 

Sinopse

O êxito de vendas mais rápido de sempre.
O livro que vai mudar para sempre o modo como vemos a vida dos outros.

Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.

Até que um dia...

Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada.

Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

https://www.wook.pt/livro/a-rapariga-no-comboio-paula-hawkins/16448613

 

Opinião:

 

Este livro não estava nos meus planos de leitura, foi muito badalado na altura que saiu, mas eu acho (e continuo a achar) que os thriller não são para mim, sou muito curiosa, tenho dificuldades em controlar o desejo de avançar as páginas até ao fim (sim osu deste tipo de leitores...). Confesso que me foi difícil começar esta leitura, isto porque tinha andado agarrada aos romances históricos e o início do livro pareceu-me muito banal. Depois de o ler fiquei com a noção de que este se afasta dos tradicionais livros de mistério. A autora investiu muito tempo na descrição dos personagens e nos tipos de relacionamento que se estabelecem entre as pessoas, as rotinas, os hábitos, os tiques, os pontos fortes, as fraquezas os elementos desencadeadores de grandes mudanças.

 

O livro tem uma personagem central, sofredora, amarga e de mal com a vida, Rachel. Divorciada, desempregada, alcoólica em negação e depressiva. Os motivos? Um marido que a abandonou, o facto de não poder sem mãe e uma vida sem perspectivas já que tinha sido traída pelo marido. Rachel vive presa a uma rotina, a uma falsa vida que insiste em manter. Todos os dias apanha o comboio para Londres. Conhece cada trecho do caminho, observa os mesmos locais, as mesmas casa, e imagina a vida perfeita de um casal que vislumbra por vezes. Esta “realidade” assombra-a pois ela já tinha tido uma vida assim anteriormente: prfeita e feliz e agora? A antítese disso.

 

Rachel vive “obcecada” com o ex marido e a sua nova perfeita família. Ela perdeu tudo e ele ficou com tudo: casa, nova mulher, uma filha recém-nascida... e ela? Nada! Só histórias de felicidade perfeitas criadas na sua imaginação e uma vida arruinada. Um dia ela apercebe-se de algo fora da rotina na casa do casal que observava e apercebe-se de que algo está errado. Envolve-se na investigação da polícia e ao mesmo tempo ela tenta mudar, e tentar perceber porque tem “brancas”, falhas de memória que a impedem de compreender o desenrolar daquela história.

 

Em torno da história de Rachel temos a história de Megan, casada com Scott, uma mulher pouco satisfeita com a vida, que parece ter, pelo que Rachel vê da janela do comboio, um casamento carinhoso e cheio de amor. No entanto, trai o marido com vários homens, incluindo Kamal o médico a quem recorre para tentar resolver os seus problemas de angústia. Há ainda Anna, a actual mulher de Tom (ex marido de Rachel) que vive aterrorizada pela perspectiva de Rachel fazer mal à sua família. São as vidas destas três mulheres e destes três homens que vamos ver retratadas ao longo do livro.

 

Num relato algo impreciso, por parte de Rachel,  chegamos a um final já esperado, pois não foi muito difícil compreender que era o vilão da trama, os sinais estavam lá, era só preciso analisá-los. Gostei muito do livro, acho que algumas reacções à trama foram algo exageradas. Foi um livro “do momento” e muito falado, com uma história envolvente e que nos prende do início ao fim.

 

Período de Leitura:  9 a 14 de Maio

 
Nota: 5 estrelas

0 comentários:

Enviar um comentário