03/06/2016

3. Leituras de Abril: Regresso a Mandalay, Rosanna Ley


Autora: Rosanna Ley
Edição: Mar/2016
Páginas: 432
ISBN: 9789720048073
Editora: Porto Editora

 

Sinopse:

Eva Gatsby interrogou-se inúmeras vezes sobre o passado do avô, Lawrence Fox, e o que teria exatamente acontecido na Birmânia, quando ele ainda jovem ali viveu. Eva dedica-se à restauração de antiguidades e os patrões propõem-lhe uma viagem de trabalho àquele país – sobre o qual o avô desde sempre lhe contara histórias fascinantes. É então que Lawrence decide quebrar o silêncio e finalmente falar-lhe do grande amor da sua vida, Maya, a mulher que nunca esqueceu.

Numa tentativa de sarar as feridas do passado, confia a Eva uma missão que se revelará de contornos imprevisíveis. Eva inicia, assim, uma jornada que irá reconstruir o mosaico da história da família e que em simultâneo a obrigará a confrontar-se com sua capacidade de voltar a acreditar no amor.
Em Regresso a Mandalay, Rosanna Ley descreve-nos as paisagens, os aromas inebriantes dos mercados, das ruas e as fragrâncias dos jardins, com tal mestria que nos transporta para os cenários mágicos da Terra Dourada.

http://www.segredodoslivros.com/sugestoes-de-leitura/regresso-a-mandalay.html

 

Opinião:

 

Rico, enebriante e cativante. As descrições transportam-nos no espaço e no tempo, quase podemos sentir os aromas e a riqueza das texturas. Este livro transporta-nos pelas palavras até Myanmar, a riqueza das descrições enebria-nos e por vezes durante a leitura eu juro que podia sentir os aroma do jasmim...

 

Uma história que comporta três histórias: a história de Lawrence, a história da filha Rosemary e finalmente a de Eva, neta de lawrence,  e a sua vivência na Birmânia. A história dos chinte, foi um pormenor muito interessante, a maneira como o espírito e corpo se relacionam. Estava muito curiosa por conhecer a origem dos objectos que reuniram Lawrence e Maya e a história que ocorreu ao longo de anos e que manteve Lawrence e Maya reunidos em espírito ainda que afastados fisicamente. Um livro onde se encontram as histórias de três gerações da mesma família, misteriosa e que nos mantém presos à intriga até ao fim pelas histórias intercaladas.

 

A par com esta história a autora aborda um tema muito interessante, o do comércio de antiguidades, Apresenta-nos aqui várias situações controversas: até onde ir para preservar um objecto? Deve ser retirado ou permanecer no seu local original? Como combater a contrafacção destes objectos? Esta é uma história dentro da história, uma história de amor que atravessa décadas e países.

 

Eva e Lawrence fazem-nos um relato tão fantástico que desejamos apanhar o próximo avião e ir passar mas férias naquele pequenos paraíso. O relato é tão profundo, tão exacto que conseguimos construir mentalmente aquelas paisagens... E a história de amor é tão bela... Um relato profundo desde a segunda guerra mundia até aos dias de hoje. Não vou escrever mais sobre o livro. Este é mesmo um daqueles que só lendo para perceber!

Período de Leitura: 16 a 26 de Abril

Nota: 5 estrelas

0 comentários:

Enviar um comentário