20/06/2016

2. Leituras de Maio: Um avião sem ela, Michel Bussi


Título: Um Avião sem Ela

Autor: Michel Bussi 

Edição ou reimpressão: 09-2014

Editor: Bertrand Editora

Páginas: 432

 

Sinopse

1980. Na sequência de um trágico acidente de avião nas montanhas, as equipas de salvamento encontram apenas um sobrevivente: um bebé de três meses. Mas iam dois bebés de três meses no avião, duas meninas, ambas louras, de olhos azuis. Qual delas é a sobrevivente?
As duas famílias, de meios completamente distintos, disputam violentamente a custódia da menina e cabe a um juiz determinar se ela é Emilie ou Lyse-Rose. Para que se declare uma das meninas viva, a outra tem de ser declarada morta. Numa época anterior aos testes de ADN, ninguém sabe se a decisão tomada está correta.

Dezoito anos mais tarde, um detetive privado alega ter chegado ao fundo da questão, mas depois é assassinado. Toda a sua pesquisa está registada num caderno que deixa. Um Avião sem Ela é a história de uma investigação para descobrir a verdadeira identidade do bebé sobrevivente e o efeito que esta história trágica teve nos membros da família que continuam a disputá-lo.

 

https://www.wook.pt/livro/um-aviao-sem-ela-michel-bussi/15891612

 

 

Opinião:

 

Numa palavra: envolvente, fiquei apanhada pela história desde o início. Confesso que foi muito difícil não ir ao fim do livro para saber mais antes de lá chegar. É por isso que me é muito difícil fazer este tipo de leituras, sou curiosa demais!

 

O livro retrata-nos a história trágica de um voo proveniente da Turquia e da sua única sobrevivente: uma pequena bebé de 3 meses, loura de olhos azuis. A disputa que vai haver em torno dela para descobrir a qual família pertence se à pobre família Viral ou se à rica família Carville.

 

Quem é esta menina Lyse-Rose ou Emilie? Toda a sua vida ela foi um misto das duas meninas, nunca se sentiu uma só pessoa. Na actualidade acompanhamos a busca pela verdade do que se sucedeu naquele voo e dos acontecimentos dos dezoito anos seguintes pela “voz” de Crédule Grand-Duc, o detective contratado para decobrir quem era a sobrevivente.

 

A resposta apareceu 18 anos depois nas paginas de um jornal envelhecido sem que Grand-Duc procurasse a resposta. E é tão curiosa como perturbadora... Uma escrita arrebatadora, envolvente e que não nos permite muitas pausas na leitura.

Período de Leitura: 16 a 30 de Maio

Nota: 4 estrelas

0 comentários:

Enviar um comentário