16/02/2016

5. Leituras de Maio: Nunca Digas Adeus, Lesley Pearse


Título: Nunca Digas Adeus
Autora:  Lesley Pearse  
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 432
Editor: Edições Asa

 

Sinopse:

Separadas pela vida, unidas pelo destino.

 
Num chuvoso dia de outono, Susan Wright entrou numa clínica, matou duas pessoas a sangue-frio e aguardou que a polícia chegasse. Terá sido um ato de loucura? Uma vingança planeada? Susan não parece interessada em defender-se e recusa falar. O seu silêncio estende-se a Beth Powell, a advogada a quem é atribuído o caso. Beth é uma mulher de sucesso com uma carreira brilhante mas nada a preparara para o momento em que identifica a autora daquele crime tão bárbaro. Quando eram crianças, Beth e Susan juraram ser amigas para sempre. Vinte e nove anos depois, mal se reconhecem. Mas as memórias dos verões felizes das suas infâncias são suficientemente poderosas para as unir de novo. Enquanto as provas contra Susan se acumulam, elas partilham recordações e revelam os segredos que ditaram o rumo das suas vidas.
A amizade entre as duas mulheres torna-se cada vez mais forte mas sobre uma delas pende a implacável mão do destino…

http://www.wook.pt/ficha/nunca-digas-adeus/a/id/13044513

 

Opinião:

Um livro muito diferente dos anteriores publicados pela autora. Decorre na nossa época e algo virada para o policial. A história de duas amigas de infância atormentadas pela história das suas famílias. Marcadas pelo passado, a tentar sobreviver no presente e tentando libertar-se dos fantasmas e finalmente viver no verdadeiro sentido da palavra.

Vou ser muito honesta quando comprei o livro fiquei com a sensação de que não iria gostar muito da história, e não me enganei muito. A narrativa era muito cadenciada pelos acontecimentos do passado, muito marcada pelo diálogo e pelos retrocessos. Ficamos a conhecer melhor o passado de Beth e Susan, mas depois em termos futuros fica tudo muito em aberto.

Ambas pensavam que a outra tinha a vida familiar ideal mas nada estava mais longe da realidade. E aqui começa algo que eu acho ter sido comum ao longo de todo o livro, se eram tão amigas porque não conheciam a verdade uma sobre a outra? E porque se afastaram tanto? Susan está num caminho de amargura e Beth num caminho que parece ir de encontro à felicidade. Ainda que as suas vidas pareçam tomar rumos diferentes é neste ponto que ambas se encontram e que conhecemos as suas histórias.  

Esta história é interessante pelo grau de curiosidade que desperta em nós, pela nossa necessidade de respostas à pergunta inicial: porquê? Mas estas duas personagens Beth (por ser tão fria e racional) e Susan (por ter sido uma pessoa com tão puca garra ao longo da vida) me fizeram sentir a empatia que outras heroínas de Lesley Pearse anteriormente me fizeram sentir.

De todos os livros de Lesley Pearse este foi o que menos gostei. Confesso que não gostei muito da narrativa contemporânea, da história e das persnagens do livro. Vamos ver se os próximos três que me faltam se são melhores.

Citação favorita: «Não é demasiado tarde para desceres desse muro onde tens estado empoleirada há tanto tempo. Desce agora, junta-te à vida, faz parte dela.» 

Nota: 3 estrelas

Período de Leitura: 28 a 31 de Maio

0 comentários:

Enviar um comentário