12/02/2016

4. Leituras de Maio: Sapatinhos de Ballet, Noel Streatfeild



Título: Sapatos de Ballet

Autora: Noel Streatfield

Editora: Alêtheia Editores

Páginas: 252

Publicação: 1936

 


Sinopse:

Editado pela primeira vez em 1936 na Grã-Bretanha, "Sapatos de Ballet" tornou-se num clássico infantil internacional que desde então encanta gerações de meninas até aos nossos dias.
Pauline, Petrova e Posy Fóssil, adoptadas em bebés pelo tio-avô Mathews, são as protagonistas desta aventura que chega agora às livrarias portuguesas. Pauline, a única sobrevivente de um naufrágio, Petrova, órfã de um casal russo, e Posy, filha de uma bailarina, já sabem o que querem ser quando crescerem: Pauline quer definitivamente ser actriz, Petrova só gosta de brincar com carros e motores e Posy se pudesse dançava todo o dia!

Mas unidas pelo intrigante desaparecimento do seu tutor as meninas acabarão por partilhar um futuro inebriante em palco, onde todos os seus sonhos e receios rapidamente se tornarão realidade… Nomeado em 1948 pela Library Association como um dos «livros que deveriam estar sempre a ser reeditados», foi já em 1991 nomeado Livro Infantil do Ano pela Library of Congress.

 

http://www.fnac.pt/Sapatos-de-Ballet-Noel-Streatfeild/a754101

 

 

 

 

Opinião:

 

Uma história cor-de-rosa. Ainda que as raparigas da história tenham tido um triste começo de vida e tenham tido algumas dificuldades não deixa de ser uma história linda.

As três raparigas são orfãs adoptadas por um senhor já de alguma idade chamado Mathews Fóssil, são ela Pauline que sobreviveu a um naufrágio, Petrova que perdeu os pais russos e Posy descendente de uma bailarina. Todas elas são meninas ambiciosas que desde cedo sabem o que querem, quer dizer mais ou menos.

Quando o tutor delas desaparece e as governantes da casa começam a ficar sem dinheiro decidem alugar a casa e esses hóspedes vão de alguma maneira envolver-se na vida destas três crianças e educá-las. As três entram para uma escola onde começam a ter aulas de ballet, mas cedo se descobre que Petrova tem mais jeito para brincar com motores e carros, Pauline sonha em ser actriz e Posy desde cedo sabe que será uma grande bailarina.

Acompanhamos no livro as peripécias das três irmãs, o seu crescimento e como contribuiram de uma forma ou de outra para fazerem daquela casa e dos seus habitante uma grande e feliz família.

 

Período de leitura: 21 a 26 Maio

 

Nota: 5 estrelas

 




 Este livro teve uma adaptação feita no cinema.
 Com uma da atrizes de Harry Potter, Emma Watson.


0 comentários:

Enviar um comentário