26/02/2016

1. Leituras de Setembro: As vinhas do Amor, Roisin McAuley


Título: As Vinhas do Amor


Autora: Roisin McAuley

O sabor de um beijo…o aroma de um vinho naquele verão

Edição/reimpressão:2012

Páginas: 320

Editor: Quinta Essência

 

 

Sinopse:

Moonbeam Star, conhecida pelos amigos como Melanie, é filha de um casal hippy. O pai esqueceu-se de regressar de Woodstock e a mãe partiu para se encontrar, portanto, Melanie foi criada pelos avós.

Agora na casa dos vinte, Melanie estuda e trabalha num estabelecimento vinícola na Califórnia. Quando o avô tem um ataque cardíaco, revela um segredo que guardou desde que o seu avião foi abatido sobre a França durante a Segunda Guerra: teve um filho com a rapariga que salvou. A criança era um rapaz, e Melanie fica intrigado com a existência desse tio francês e parte à sua procura.

Em Inglaterra, a jovem irlandesa Honor Brady apaixona-se por Hugo, um comerciante de vinhos, que a leva para o seu castelo em Astignac, na zona vinícola de Entre Deux Mers.
Hugo vende vinhos raros a connoisseurs; vinhos com história; vinhos escondidos durante a guerra; vinhos salvos do Palácio de Inverno em Sampetersburgo… e Honor é deixada sozinha, o que a leva a conhecer Didier, cuja família outrora foi dona do château de Hugo e está ligada ao tio de Melanie. À medida que as vida das duas mulheres se sobrepõem, é descoberta uma teia de mentiras que se estendeu durante décadas.

 


 

Opinião:

 

Gostei muito deste livro, andava há uns tempos para o ler e foi uma boa leitura, acima de tudo intrigante e levou-e a um novo mundo: o dos vinhos. Não sou grande apreciadora de vinhos mas ler algo que nos revela tanta paixão foi interessante.

 

A história alterna entre Melanie e Honor. Melanie que procura saber mais sobre o seu tio perdido em França e Honor que partiu para França em busca de uma vida a dois com o seu amor, pensava ela.

 

O ritmo do livro é lento e cadenciado e depois todos os acontecimentos culminam num final rápido e algo inesperado. Gostei porque há um grande foco nos relacionamentos por exemplo entre famílias  algo disfuncionais, o relacionamento tenso entre Melanie e o seu padrasto e o desejo de lhe provar que ela é boa na sua profissão.

 

Acho que a autora tem intenção de continuar estas histórias, abordar melhor o novo romance, falar da história do seu avô e a sua história de amor com a rapariga francesa.

 

É um livro simples, encantador pela descrição intensa dos aromas, das cores, da riqueza da terra, da beleza de um bom vinho e de uma história de amor.

 

Citação:  “No vinho, como no amor, há que distinguir o verdadeiro do falso…”

 

Período de Leitura:  14 a 16 Setembro

 

Nota: 4 estrelas

 

0 comentários:

Enviar um comentário