23/09/2015

As aulas de preparação para o parto (10ª aula): Medidas Práticas de Preparação para recepção do bebé


Esta aula foi a chamada “aula dos pais” pois foi mais dedicada a eles que a nós grávidas. Eu pensava que seria uma aula com componente prática: mudar a fralda, o banho, vestir e despir, a massagem das cólicas… mas não, foi dedicada às preocupações, ao desenvolvimento, á interacção com o bebé e com a família/amigos.

Preocupações Mãe:
. privação do sono e cansaço;
. mudanças no corpo;
. dúvidas sobre a competência como mães;
. mudanças de humor;
. aumento das tarefas;
. mudança da situação profissional;
. readaptação da vida conjugal;
. readaptação da relação com os outros filhos;

Preocupações Pai:
. constrangimentos financeiros;
. provação de sono e repouso;
. aumento das tarefas domésticas;
. intrusividade da família;
 . diminuição do interesse sexual da companheira;
. falta de tempo para si próprio e para as actividades sociais;
. readaptação às actividades da família/sociais.

O casal:
. prepara-se para a mudança de ter um novo membro e partilhar o espaço;
. falar acerca do que cada um entende acerca dos novos papéis de pais (vale mais falar do que ter más atitudes);
. identificar estratégias para evitar conflitos acerca da vida familiar;
. planear reintegração na vida social;
. planear os momentos íntimos do casal (após 4 semanas do parto);
. partilhar experiências e medos com outros casais que passaram pelo mesmo – manter a autoestima.


O bebé
. preparar o berço, muda fraldas e deixar a roupa preparada num local visível;
. planear rotinas de forma a haver repouso;
. negociar a divisão dos cuidados do bebé (um dá bano, o outro muda a fralda, outro veste…).

Casa e amigos
. preparar refeições e congelar;
. negociar as compras de casa;
. negociar divisão de tarefas domésticas;
. importância da ajuda familiar/amigos;
. estabelecer regras e horários para as visitas (proporcionar repouso para a mãe e bebé);

Interacção pais e bebé

O nascimento deve ser num ambiente calmo, íntimo e protector são próprios ao desenvolvimento da relação precoce pais-bebé e o posterior desenvolvimento e apego.

Sentidos do bebé
.visão: vê a preto e branco (até às 4 semanas)
. audição: acalma-se com a voz dos pais;
. olfacto: reconhece o cheiro da mãe;
. tacto: gostam do toque;

Bebés têm temperamento próprio, existem bebés sensíveis, calmos e activos, pode-nos calhar qualquer um destes.

Desenvolvimento do bebé
. evitar movimentos bruscos e pouco afáveis;
. dar oportunidade ao bebé de ver/observar os pais e situações novas; deixá-los observar longamente as nossas caras;
. usar tom de voz calmo;
. dizer o que estamos a fazer;
. o bebé deve permanecer no colo dos pais tanto quanto possível, em tronco nu, deixar o bebé cheirar-nos para nos conhecer;
. organizar os cuidados de forma a diferenciar o  dia da noite;
. depois do bebé recuperar o peso com que nasceu e aumentar por semana 150 gramas as mamadas nocturnas podem ser mais espaçadas;
. os bebés choram, é a sua maneira de comunicarem.

Técnicas para acalmar o bebé
. sono/fome/fralda suja ou dor – há vários tipos de choro;
. falar calmamente para interromper o choro;
. envolver o bebé;
. abraçá-lo e aninhá-lo;
. massajar costas/membros; massajar a barriga no sentido dos ponteiros do relógio; e com cólicas dar umas palmadinhas no rabo para ajudar a aliviara dor.


                               “quando nasce um bebé, nasce um pai e uma mãe… Existe um período de                                               confusão e adaptação, mas é uma oportunidade de crescimento 
                                 e aprendizagem…”
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