28/03/2015

As primeiras análises.. e a mudança na alimentação





As primeiras análises foram rápidas e quase indolores. O laboratório onde costumo ir fica quase ao pé de casa e lá sinto-me confortável pois análises foram sempre algo que nunca gostei de fazer.
Com os resultados soube que não era imune à toxoplasmose e com isto impõem-se logo uma série de restrições alimentares (que eu desconhecia, para vergonha minha) e que me levaram a mudar um pouco a dieta quando como fora e mesmo em casa. Isto ouvido de amiga que já estiveram grávidas e passaram o mesmo que estou a passar e depois de algumas leituras, embora tardias, na net…

Ora após alguma pesquisa o que é isto da toxoplasmose?
A toxoplasmose na gravidez é uma infecção, geralmente assintomática para a mãe, mas que pode ser muito perigosa para o bebê. É provocada pelo protozoário Toxoplasma Gongii, que está presente na carne crua ou mal passada, na terra contaminada e nas fezes dos animais, principalmente dos gatos.

Os cuidados para evitar toxoplasmose na gravidez caso a mulher não seja imune à doença, são os seguintes:
·         Cozinhar bem a carne e lavar cuidadosamente as mãos depois de preparar;
·         Lavar muito bem os legumes e as frutas antes de comer;
·         Guardar os alimentos crus separados dos alimentos cozidos para evitar a contaminação;
·         Usar tábuas e facas diferentes para a carne crua e, depois, lave-as com água e sabão;
·         Descascar as cenouras e cortar o topo para remover os vestígios de terra;
·         Lavar bem as mãos depois de ter tocado na caixa de areia do gato;
·         Evitar contato com gatos abandonados;
·         Se tiver gatos em casa, leve-os sempre ao veterinário para limpeza geral;
·         Evitar contato com as fezes dos gatos e se tiver que limpá-las, usar luvas. No final de tudo, lavar bem as mãos e as luvas;
·         Se mexer em terra, usar luvas para se proteger da terra contaminada;
·         Ter o cuidado de descongelar os alimentos. No micro-ondas, vire-os várias vezes para que descongelem totalmente.

Os alimentos que não se devem comer durante a gravidez:
- carne mal passada
- peixe cru e mariscos
- peixes com alto teor de mercúrio
- ovos crus
- bebidas não pasteurizadas
- queijos moles
- enchidos
- infusões de ervas (certos chás com canela, chá preto e chá verde)

O que eu mudei.
Não como saladas e frutas fora de casa, carnes mal passadas e molhos (maioneses, ketchup) sem estarem devidamente selados e com prazo de validade visível. Como mais sopas e saladas devidamente lavados e desinfectados. Toda a minha fruta, salada é desinfectada com amukina (o vinagre ou uma pinga de lixívia fazem o mesmo).

Limitei o consumo de alguns peixes (atum, peixe-espada) por causa do mercúrio. O marisco só compro congelado e faço em casa, antes comprava o camarão, por exemplo, já feito. Mas raramente se come por aqui. Chato e até porque comecei a gostar, é ter de deixar de ir ao sushi… mas havemos um dia de lá voltar…

Tento evitar fritos e comidas mais elaboradas e com molhos: lasanha (o molho de tomate/bechamel fazem-me mal), molho de tomate não pode ser muito aprimorado e quanto mais apurar mais mal me faz.

Leite comecei a beber sem lactose, experimentei porque quando bebia ficava com azia e digamos outros sintomas assim mais chatos… até agora a mudança foi boa e sinto-me bem com este leite. Bebo mais iogurtes: 2 por dia e como queijinho (pasteurizado), a manteiga é a mesma de sempre a magra da Mimosa.

Tive de encontrar um provador para os licores que faço, afinal agora nada de álcool, não creio que o marido tenha ficado chateado com esta tarefa nova…

This entry was posted in

0 comentários:

Enviar um comentário