08/11/2014

Leituras de Setembro: Cidade dos Ossos, Cassandra Clare


Título: Cidade dos Ossos (Caçadores de Sombras 1)
Autor:  Cassandra Clare
Edição/reimpressão: 2009
Editor: Editorial Planeta
Páginas: 360

                                        Sinopse:
No Pandemonium, a discoteca da moda de Nova Iorque, Clary segue um rapaz muito giro de cabelo azul até que assiste à sua morte às mãos de três jovens cobertos de estranhas tatuagens. Desde essa noite, o seu destino une-se aos dos três Caçadores de Sombras e, sobretudo, ao de Jace, um rapaz com cara de anjo, mas com tendência a agir como um idiota…

Outras Críticas
«Caçadores de Sombras cria um mundo onde eu adoraria viver.»
Stephenie Meyer
http://www.wook.pt/ficha/a-cidade-dos-ossos/a/id/2695146

O livro: Como li a versão em e-book não posso falar do livro em si fisicamente. A capa mostra-nos um pouco da realidade dos caçadores de sombras, o símbolo que os identifica. Mostra-nos também o grupo que vamos conhecer de caçadores e Simon,  um mundano!

Temas: submundo, caçadores de sombras, anjos, vampiros, demónios, fadas…

História: A história começa como tantas outras histórias de suspense/mistério: alguém está no sítio errado à hora errada. Neste caso, Clary Fray encontra-se no Pandemonium, uma discoteca em que presencia algo bizarro e que só ela consegue ver, nem mesmo o seu amigo Simon que estava ao seu lado, se apercebe do que ela tinha visto. Ela viu três adolescentes como ela a assassinarem alguém (ou algo) de cabelo azul e ficou muito abalada…



E assim foi o meu primeiro contacto com o grupo de Caçadores de Sombras, Alec, Isabelle e Jace, com quem não simpatizei nada! E pensei mas coitada a miúda vai ficar doida! E depois ela encontra-se com Jace, um dos integrantes do grupo, e a primeira coisa que faz é confronta-lo para saber que símbolos eram aqueles que ela andava a desenhar. Ora nós encontramos um estranho, que por sua vez anda a matar pessoas, e perguntamos-lhe pelos símbolos? Aqui pensei, isto não é livro para mim! Mas lá continuei a ler e não me arrependi!

O início do livro é assim, logo cheio de acção, e temos ao longo do livro muitos momentos assim. E honestamente Clary Fray, não me convenceu inicialmente, achei que iria ser mais uma heroína sem sal, em que o herói tem de vir sempre salvá-la. Não podia estar mais errada! Ela revela-se muito corajosa ao enfrentar o primeiro demónio em casa dela.

Clary fica a saber por Jace, que ela não é uma mundana. Ela possui um dom, legado pelos seus pais, e que pertence a uma espécie que combate demónios/criaturas do submundo maléfico: os Caçadores de Sombras. Mas só mesmo as criaturas más, porque há um acordo que regulamenta as criaturas do submundo: fadas, vampiros, feiticeiros, lobisomens e os caçadores de Sombras só destroem aquelas que violaram o pacto.

Mal teve tempo para assimilar toda esta informação e já Clary era confrontada com uma nova realidade, a sua mãe Jocelyn Fray, tão normal até então, é atacada por demónios e desaparece. Clary é atacada por um demónio e é levada para o Instituto e fica a conhecer os restantes Caçadores de Sombras que aí habitam. Este livro vai ser sobretudo sobre a procura de si própria, da sua história, que a sua mãe lhe ocultou durante todos os seus anos de vida. Clary é ajudada pelos irmãos Isabelle e Alec, por Jace, por Simon (o melhor amigo) e por Magnus Bane (um feiticeiro).

A partir dai ela enfrenta uma luta contra o tempo para achar sua mãe com vida e para tentar entender tudo aquilo que foi escondido dela durante os 15 anos da sua vida e assim entramos nesta história, um pouco atabalhoada ao início, com muita informação e mistura… mas foi a fusão das duas realidades: a de Clary (mundo real) e a de Jace (o fantástico) que mais me cativou, até que fiquei agarrada às páginas do ebook.


Não pude de deixar de comparar a rivalidade de Jace e Simon com a história do Twiligh, Edward e Jacob. Convenhamos que se parece um pouco com a rapariga sempre no meio da história. E a história também me remeteu um pouco, para a demanda de Harry Potter e os amigos pelos horcrux. E o aparecimento de Valentim lembra um pouco a primeira aparição de Voldermort a Harry, a curiosidade de conhecer o oponente, a pose orgulhosa, a ideia e audácia de querer governar o mundo.

Mas de facto o que eles procuram é o cálice mortal, que permite criar novos Caçadores de Sombras, e é por isso que Valentim procura a mãe de Clary visto ter sido ela a esconde-lo. Clary vai procurar não só o cálice como também aprender a ser uma Caçadora de Sombras com a ajuda dos seus novos amigos; Jace, Alec e Isabelle. No entanto quem não se separa dela é o seu amigo de sempre Simon, um mero humano desprezado pelos Caçadores de Sombras até dar provas da sua valentia. 

Com muitas peripécias, Clary, Jace e os seus amigos vão enveredar numa aventura fantástica, e quem sabe um romance... a história já foi adaptada ao cinema.


Género/público: romance e aventura. Jovens adultos, não é bem para a minha faixa etária mas eu gosto de todo o tipo histórias que envolvam criaturas fantásticas e aqui temos uma mistura de todos os tipos! Não são só ou feiticeiros como em Harry Potter, Vampiros como no Twilight, fadas, lobisomens (nunca li um livro dedicados só a fadas ou lobisomens, tenho de procurar…) e anjos como no Angelologia.

Escrita: A escrita de Cassandra Clare numa só palavra? Envolvente. Nós ficamos logo rodeados de elementos que fazem com que seja difícil para de ler. As descrições muito detalhadas, transportando-nos para o mundo dos Caçadores de Sombras, eu quase que consegui “ver” as torres de Idris. O livro não adopta uma perspectiva pessoal de uma ou outra personagem, mas é narrado na terceira pessoa, no entanto e neste primeiro livro, o foco cai sobre Clary, pois é a história dela que está a ser contada e também de Jace, ainda que sejam dados menos detalhes.

Personagens favoritas: Isabelle e Jace  

Citações favoritas: “Where there is love, there is often also hate. They can exist side by side.” 



Curiosidade: Encontrei um site em que podem encontrar mais informações sobre os rituais dos Caçadores de Sombras:

0 comentários:

Enviar um comentário