08/11/2014

Leituras de Setembro: Cidade dos Anjos Caídos


Título: A Cidade dos Anjos Caídos (Caçadores de Sombras 4)
Autor: Cassandra Clare
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 312
Editora: Editorial Planeta


Sinopse:
A Guerra Mortal acabou e Clary Fray está de regresso a casa, em Nova Iorque, entusiasmada com o que o futuro lhe reserva. Está em treino para se tornar uma Caçadora de Sombras e saber usar o seu poder único e a mãe casar-se com o amor da sua vida.
Os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras estão, finalmente, em paz. E, acima de tudo, Clary já pode chamar «namorado» a Jace.
Mas tudo tem um preço. 
Anda alguém a assassinar os Caçadores de Sombras que pertenciam ao círculo de Valentine, provocando tensões entre os Habitantes-do-Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras, o que pode levar a uma segunda guerra sangrenta. O melhor amigo de Clary, Simon, não pode ajudá-la. Descubra o porquê.
http://www.wook.pt/ficha/a-cidade-dos-anjos-caidos/a/id/12734734


O livro: Eu li a versão e-book, não posso falar fisicamente do livro, aspecto das páginas, tipo de letra, papel utilizado. A imagem da capa mostra-nos uma rapariga e um rapaz, creio serem representações de Clary e  Simon (ou Alec, visto o rapaz andar com um arco e setas)  num fundo de uma cidade iluminada e cheia de luzes; o corpo de Clary está coberto de símbolos transparentes; um fundo de tons terra, ocre e amarelos.

Temas: magia, sobrenatural, mistério  

Género/público: jovens adultos e jovens de espírito J

Personagens favoritas: Simon por ser ter tornado uma personagem única e pela maneira como a história foi contruída em torno de si; Isabelle pela “desconstrução” da sua persona, fria, dura e sem sentimentos.

Escrita: A escrita melhora a cada livro, a autora sente-se mais à vontade na história e neste livro em particular gosto que esta seja abordada na perspectiva de Simon, o vampiro diurno e amaldiçoado pela maldição da marca de Caim.

História: A autora a pedido de muitos fãs decidiu estender a trilogia de os Instrumentos Mortais e na minha opinião foi muito bem-sucedida porque no consegue novamente envolver nos enredos e acontecimentos dos caçadores de vampiros.

Foi um pouco difícil para mim acabar o anterior livro e passar para outro volume, não imaginava o que de mais surpreendente podia acontecer, então se Valentine morreu e se Simon era intocável, tudo estava resolvido. Não percebi como a autora ia dar a volta ao enredo.

Pensei, com a leitura das primeiras páginas que ia ser um livro meloso, os encontros de Clary e Jace, que culminava com o seu casamento, num tom muito cor-de-rosa e aborrecido, andava muito longe disto… primeiro Clary anda a treinar afincadamente para se tornar ainda melhor Caçadora de Sombras, depois ainda paira uma ameaça no ar, o corpo de Sebastian não apareceu, por isso aqui ainda temos uma possibilidade para esta história.

Neste livro tive muita pena de Simon, ele é diferente de todos os outros e mesmo assim insiste na normalidade e em estar com os amigos. Ele não só é o único vampiro diurno como também transporta agora uma marca única e jamais desenhada, a “marca de Caim”, esta funciona como protecção contra todo o mal que lhe possa acontecer. É por aqui que começa o enredo, Simon é perseguido e quando tentam matá-lo são destruídos pelo poder da marca que ele carrega. Mas o menino certinho, todo cheio de regras e de cuidado, neste livro surpreende-nos a sério, então não é que ele tem das namoradas? Maia e Isabelle e nenhuma delas sabe disso… acho que Simon anda a brincar com o fogo… Clary bem que tenta avisar Simon mas este não percebe que não só pode magoar as duas raparigas, como e ele próprio.

Em paralelo a este “drama pessoal de Simon”, temos a autora que começa a adensar a aura de mistério e a criar algum suspense, começam a aparecer corpos de caçadores de sombras nos territórios dos elementos do submundo, acontecimentos que não são nada auspiciosos, visto terem sido firmados os novos acordos. E afinal a “paz e harmonia” reina por pouco tempo na relação de Clary e Jace, este anda a ser atormentado por pesadelos em que se vê a matar Clary, a consequência? Ele torna-se distante e ela pensa que afinal o conto de fadas está a acabar… ele desvia-se totalmente da personagem que era até agora, perde a aura de humor negro e sarcasmo, para se tornar numa personagem algo mais sombria e distante.

A autora prestou especial enfoque neste volume aos dramas das relações: Clary e Jace, Alec e Magnus, o trio Simon-Isabelle-Maia e ainda Maia e o Jordan (ex-namorado), responsável pela sua transformação. A autora dedicou também particular atenção a personagens que até então não tínhamos muito acesso como Isabelle e Kyle (ex-namorado de Maia). A autora explora mais a relação de Alec e Magnus, as inseguranças de revelar esta relação, sendo que os sentimentos que nutrem um pelo outro são mais que evidentes. Ficamos também a saber mais sobre Isabelle, sobre o motivo de ela ser tão fria, algo que tem a ver com a relação dos seus pais. No entanto tenho pena que a autora não tenha explorado um dos personagens, se calhar ainda o pensa fazer numa outra série à parte, Magnus Bane, se ele viveu tantos anos e teve tantas aventuras… orque ficamos a saber tão pouco dele?

E o final? Mais uma vez temos um final em aberto, ainda não é desta que o “vilão é apanhado nem destruído… temos continuação da história, pode ser que fiquemos a saber mais sobre as personagens secundárias, Maia e Jordan, Magnus, Isabelle e Alec...

Citações favoritas:
“Vocês se amam,qualquer um percebe só de olhar;o tipo de amor que pode incinerar o mundo ou erguê-lo em glória.” 
                         
"- Então está tentando deixá-la feliz mesmo sabendo que o motivo pelo qual ela está infeliz é você - disse Simon, sem muita gentileza. - Parece contraditório, não?
- O amor é uma contradição."

"A história é escrita por vencedores, é o que dizem - declarou. - Talvez não haja tanta diferença entre os lados da Luz e das Trevas quanto pensa. Afinal, sem as Trevas não haveria nada para a Luz iluminar."


Nota:
      

Editora:

0 comentários:

Enviar um comentário