08/11/2014

Leituras de Setembro: Cidade do Fogo Celeste – livro 6 (PT-BR)


Título: Cidade do Fogo Celestial (Caçadores de Sombras 6)
Autor: Cassandra Clare
Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 532
Editora: Galera Record

Sinopse:

Cidade do Fogo Celestial - Os Instrumentos Mortais - Vol. 6 - Cassandra Clare

ERCHOMAI, Sebastian disse. Estou chegando. Escuridão retorna ao mundo dos Caçadores de Sombras. Enquanto seu povo se estilhaça, Clary, Jace, Simon e seus amigos devem se unir para lutar com o pior Nephilim que eles já encararam: o próprio irmão de Clary. Ninguém no mundo pode detê-lo — deve a jornada deles para outro mundo ser a resposta? Vidas serão perdidas, amor será sacrificado, e o mundo mudará no sexto e último capítulo da saga Os Instrumentos Mortais.
http://www.skoob.com.br/livro/242704-cidade_do_fogo_celestial

O livro: A capa é composta por Clary (em tons brancos, símbolo de pureza e paz) e Sebastian (tons cinza, sombrio). Representam o binómio bem e mal. Cada um deles empunha uma arma que também dão pistas sobre o que se vai passar no livro e estão rodeados pelo fogo, suponho que seja o fogo celestial que Jace possuí agora nas suas veias. Uma pista sobre o que se poderá também passar no livro…

Temas: magia, sobrenatural, mistério  

Género/público: jovens adultos e jovens de espírito 

Personagens favoritas: neste livro gostei mesmo de todas

Escrita: Envolvente, inebriante, não conseguia parar de ler, bem articulada e simples que conduziam a momentos de grande suspense. A narrativa mantém um ritmo estável que conduz a um final surpreendente.

História: Pois é o último livro, estou a ficar triste porque esta história vai acabar. Vai ser uma batalha de irmãos como parecia ser inevitável desde o início.  Eu li mesmo a versão pt-br, não resisti… estava super mega curiosa com o final da história, por isso lá fui ler esta versão.

Este é um livro emoções fortes: temos uma morte no início do livro,  vamos ter um cenário diferente, casamentos… não fiquei nada desiludida com o livro, foi o final mágico que estava à espera.

Como em todos os outros livros, a acção começa em pleno! Sebastian anda a atacar diferentes institutos pelo mundo fora com os seus guerreiros crepusculares, a pouco e pouco instala-se o pânico e os Caçadores de Sombras vêem o seu mundo ameaçado como nunca anteriormente. E afinal a autora não tem medo de “matar” os seus personagens. Não fiquei nada decepcionada, acho que até nem me importava se houvessem mais uns quantos livros.

Pelo que percebi algumas das personagens que aparecem neste último volume pertencem a uma outra trilogia que ainda não li, As Peças Infernais. Acho que há uma ligação entre as duas séries. Vou apontar como possíveis próximas leituras.  

Quanto ao livro achei a trama muito interessante, mas fiquei desapontada com o final, então afinal Simon abdica da sua condição única porque não quis que Magnus se sacrificasse? Simon foi a personagem mais integra até ao fim. No entanto o final não é egoista de todo, ele esquece-se mas os seus amigos não o abandonam e a pouco e pouco mesmo indo contra os designíos do demónio eles contam-lhe a sua história e Simon tem a possibilidade de se tornar um Caçador de Sombras. Isto para mim é um final aberto… talvez Cassandra Clare não tenha assim tanta vontade de acabar com esta série tão interessante e lucrativa…

Foi difícil começar outra leitura depois deste livro, não peguei em nada deste género de fantasia, dediquei-me a coisas mais concretas e reais, se bem que agora ao escrever as opiniões, vou pegando no Ipad e releio algumas partes, por isso ainda não coloquei de parte a série completamente.

A lição a retirar deste livro é o valor do sacrifício pela família/amigos e também por todos os outros afinal eles são os heróis que vão salvar o mundo. O velho grupo de amigos, sim todos amigos, picardias Jace-Simon esquecidas, Alec-Clary ultrapassadas e um clima de união e companheirismo.

Nesta história são introduzidos personagens novos, as crianças do instituto cujos pais foram assassinados, uma dessas crianças por se metade fada foi entregue a um grupo específico de fadas que não estão contemplados pelos acordos com a Clave, creio ser mais uma possível história para um outro livro.

A história desta vez passa-se numa dimensão paralela para onde os nossos heróis são levados, através de um outro mundo. O final do livro então deixa-nos quase sem ar, ficamos: mas, mas, mas… tanta coisa e ela afinal… não Clary torna-se uma Caçadora de Sombras muito poderosa e com a ajuda de Jace traça um plano perfeito, do qual eu não vou falar. Isto porque assim eu iria arruinar a leitura de qualquer pessoa que pegue no livro, e este eu creio, merece ser apreciado, numa leitura lenta e com atenção aos detalhes mais minuciosos. Apenas precisam de saber que Jace e Clary vão fazer bom uso do fogo celestial e que vão ter um final feliz, com vários casais que já conhecemos e acontecimentos mais sorridentes. 

Acabemos então assim…

Ave atque vale, Os Instrumentos Mortais. 
Saudações e adeus.


Citações favoritas:

“Heróis não são os que sempre vencem,” disse ela. “Algumas vezes, eles são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Eles não desistem. Isso é o que os torna heróis.” 

“Você já sentiu como se seu coração estivesse tão cheio que, com certeza, ele iria partir?

"Somos todos parte do que nos lembramos. Guardamos em nós as esperanças e os medos daqueles que nos amam. Contando que exista amor e lembrança, não existe perda de fato."

Ave atque vale, Os Instrumentos Mortais. 
Saudações e adeus.


Nota:



Editora: 




1 comentário:

  1. Olá :) Passei para dizer que adorei o teu blog e nomeei-te para o Liebster Award! Parabéns.
    http://borboletasnolhar.blogspot.pt/2014/11/pois-e-o-blog-das-borboletinhas-foi.html

    ResponderEliminar