08/11/2014

Leituras de Setembro: Cidade de Vidro


Título: A Cidade de Vidro (Caçadores de Sombras 3)
Autor: Cassandra Clare
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 408
Editor: Editorial Planeta

Sinopse:
Para salvar a vida da mãe, Clary tem de ir à Cidade de Vidro, o lar ancestral dos Caçadores de Sombras - não a incomoda que a entrada nesta cidade sem autorização seja contra a Lei e que violá-la possa significar a morte. Piorando mais a situação, ela vem a saber que Jace não a quer lá e que Simon foi encarcerado na prisão pelos Caçadores de Sombras que suspeitam de um vampiro que tolera a luz do Sol. Ao tentar descobrir mais pormenores sobre o passado da sua família, Clary encontra um aliado no misterioso Sebastian. Com Valentine a reunir toda a força do seu poder para destruir de uma vez por todas os Caçadores de Sombras, a única possibilidade de estes o derrotarem é combater ao lado dos seus eternos inimigos. Mas podem os Habitantes do Mundo-à-Parte e os Caçadores de Sombras pôr de lado o seu ódio mútuo e aliarem-se? Embora Jace compreenda que está pronto a arriscar tudo por Clary, poderá ela utilizar os seus poderes recentes para ajudar a socorrer a Cidade de Vidro - custe o que custar? O amor é um pecado mortal e os segredos do passado provam ser letais quando Clary e Jace enfrentam Valentine no último volume da trilogia Os Instrumentos Mortais - obra que figura na lista de sucessos literários do New York Times.Caçadores de Sombras é o título da trilogia que começa com A Cidade dos Ossos, com uma fantasia urbana povoada por vampiros, demónios, lobisomens, fadas, e que é um autêntico romance de acção explosiva.
http://www.wook.pt/ficha/a-cidade-de-vidro/a/id/7504607


O livro: A capa aparece agora com uma imagem de uma cidade de vidro, com outra sobreposta (e não muito nítida) de edifícios de pedra. O grande plano vai para um jovem de cabelos negros, marcado por símbolos, mas a quem não podemos ver a cara… acho que seja Alec…

Temas:  aventura, fantasia, romance

Género/público: Jovem adultos e pessoas jovens de espírito J

Personagens favoritas: Jace que parece estar a passar por uma metamorfose passando do seu estilo habitual de ironia para um registo mais romântico; Clary que se torna mais ponderada, mais madura. E Simon por muito surpreendente que seja, agora tornou-se num ser único, um vampiro diurno e aparentemente novamente apaixonado, por Isabelle. Ficamos ainda a conhecer Sebastian Verlac, que demonstra um grande interesse em Clary.

Escrita: Cada vez melhor, mais detalhada, excitante e arrojada, que faz o nosso coração palpitar mais forte aquando de um momento de maior acção. Detalhada ao máximo sobre os elementos do mundo das sombras (runas, feitiços, costumes, etc.)

História: Finalmente ao fim de dois livros a autora “leva-nos” até Alicante a capital de Idris o reino dos Caçadores de Sombras. A família Lightwood e Jace são convocados pela clave para irem até lá e esclarecerem os acontecimentos no barco. São atacados e Simon é forçado a partir para Idris com eles. Clary que tinha decidido ir com eles, chega ao ponto de encontro e não encontra ninguém.

Clary sabia por Madeleine, uma amiga de sua mãe, que ela teria de contactar um feiticeiro em Idris, Ragnor Fell que pode ajudá-la a acordar a mãe. Contra a vontade de Jace, Clary cria um portal e vai até Idris, e quase morre envenenada no lago Lyn. É Amatis, a irmã de Luke a consegue salvar. E sendo esta Caçadora de Sombras não poderia ajudar Luke, porque é contra as regras impostas pela clave, no entanto os laços familiares são mais fortes, e Clary é ajudada por Amantis. Para aumentar ainda mais este problema de entrada ilegal de Clary em Idris,  Simon é feito prisioneiro pelo novo Inquisidor e tem como companheiro de cela ao lado Hodge, o antigo mentor de Jace.

Clary mais que nunca está dedicada a salvar a sua mãe, pelas respostas e para parar Valentine, seu pai. Este já tem consigo dois dos instrumentos mortais: o cálice e a espada, no entanto, o terceiro é ainda um mistério para todos, mas sabem que certamente se encontra em Idris o berço dos caçadores de sombras. A intriga adensa-se quando percebem que o feiticeiro que poderia ajudar Clary tinha sido morto, no entanto deixa uma mensagem a Magnus. Na antiga casa de Jace, onde este passou a infância com Valentine, eles encontram o livro Cinzento, um livro de feitiços muito antigo, onde se encontra a poção para ajudar a mãe de Clary. Na cave Clary encontra um anjo e percebe porque ela e Jace são tão dotados, e porque têm os poderes que têm. Valentine usou sangue daquele anjo aprisionado em Clary e Jace, eles foram para ele não filhos mas experiências feitas para criar seres superiores.

Com este livro podemos dar asas à nossa imaginação, acho que na nossa mente todos nós temos uma ideia diferente de Idris, para mim uma mistura de Narnia, com o reino dos Elfos retratado no Senhor dos Anéis; com o lago rodeado de vegetação exuberante e verde, com vários caminhos para as casas das diferentes famílias de Caçadores de Sombras que vivem fora da capital, com locais cheios de misticismo e magia.

De uma coisa não nos podemos queixar, ao livro não falta acção e muito rápida! Também temos um novo fôlego, um novo cenário, a cidade de Alicante e arredores; novos personagens que trazem uma dinâmica diferente, alianças nunca antes pensadas para lutar contra os demónios e revelações surpreendentes. Este é dos primeiros três o meu favorito pelo cenário e pela nova dinâmica trazida com o aparecimento de Sebastian, o verdadeiro irmão de Clary! E claro o clímax do livro a batalha nas ruas de Alicante, quando as protecções da cidade são destruídas por Sebastian, o verdadeiro filho de Valentine, a quem foi dado sangue de demónio.

Enquanto um filho causa destruição o outro consegue criar coisas novas e maravilhosa, é Clary quem salva novamente os Caçadores de Sombras de um destino iminente, ao desenhar uma nova runa de união, consegue juntar Caçadores de Sombras e habitantes do submundo numa parceria de partilha de poderes. Gostei muito do final do livro, isto porque aqui conseguimos ver finalmente que apesar de diferentes os povos se uniram em prol de um bem maior, a sua sobrevivência. No entanto aqui podemos ver que Cassandra Clare não cria somente finais felizes. Existem acontecimentos neste livro que demonstram bem a realidade do perigo que os caçadores de sombras e suas famílias enfrentam, e que por vezes nem sempre conseguem proteger os mais fracos e desprotegidos.

Quando acabei este livro fiquei um pouco deprimida, pensei depois deste, certamente os outros não podem ser melhores...

Citações favoritas:
“Cada memória era valiosa; mesmo as ruins.”
“Coisas boas vem para aqueles que esperam.”

Nota:


Editora:

0 comentários:

Enviar um comentário