08/11/2014

Leituras de Setembro: Cidade das Cinzas


Título: A Cidade das Cinzas (Caçadores de Sombras 2)
Autor: Cassandra Clare
Edição/reimpressão: 2010
Páginas: 360
Editor: Editorial Planeta


Sinopse:
Clary Fray só queria que a sua vida voltasse ao normal. Mas o que é normal quando és um Caçador de Sombras? A tua mãe está em estado de coma induzido por artes mágicas, e de repente começas a ver lobisomens, vampiros e fadas? A única hipótese que Clary tem de ajudar a mãe é pedir ajuda ao diabólico Valentine, que, além de louco, simboliza o Mal - para piorar o cenário também é seu pai.

Excerto
– Quase extintos... – repetiu em voz engasgada de raiva. – Não é SUFICIENTE!
– Estou a ver – disse Jace. – Vou fazer com que mudem o manual de demologia e substituam «quase todos» por «não é suficiente para o Alec». Ele prefere que os monstros estejam totalmente extintos. Ficas mais satisfeito?
– Então, rapazes? – interveio Isabelle que tinha estado a contemplar-se no espelho do elevador. – Não se zanguem. Virou-se para eles com um sorriso radioso.
– Está bem, foi um pouco mais movimentado do que esperávamos, mas eu cá até achei divertido. Alec olhou para ela e abanou a cabeça.
– Como é que consegues nunca ficar suja? Isabelle encolheu filosoficamente os ombros.
– O meu coração é puro e repele a sujidade.
http://www.wook.pt/ficha/a-cidade-das-cinzas/a/id/4502617
 

O livro: Como já disse anteriormente li esta série em e-book, logo não me é possível descrever o livro fisicamenteTemos a imagem quase angelical de um rapaz loiro coberto de símbolos e cicatrizes num cenário de uma cidade moderna e ao mesmo tempo uma cidade de pedra cinzenta, escura. Aqui está uma representação da fusão dos dois mundos a que seremos apresentamos no livro.

Temas: aventura, fantasia, romance

Género/público: Jovens adultos e pessoas jovens de espírito J

Personagens favoritas: Simon que se tornou muito confiante, e quase parece um caçador de Sombras (ele até já usa armas), e por muito que o seu romance com Clary pareça destinado ao fracasso, ele não a abandona. Jace é outra das personagens que continua a surpreender-me, adoro a maneira como ele usa o sarcasmo como arma quase de arremesso em cada situação. E também Clary por se demonstrar forte, resoluta e cada vez mais integrada no seu novo mundo, não se queixando ou lutando contra o seu destino, mas pelo contrário tentando tirar o melhor dos dois mundos..
  
Escrita: A escrita é muito fluída, sendo que as descrições são ainda um pouco exaustivas, pois há muitos elementos do mundo dos Caçadores de Sombras que nos são desconhecidos. Tem por vezes algum dramatismo, nas partes de Clary e Jace que evitam ter uma relação por pensarem serem irmãos.

História: Claro que ficando tão entusiasmada com o primeiro volume, devorei este segundo volume e fiquei “agarrada” ao livro desde o início. A autora ainda nos apresenta longas descrições sobre os hábitos e costumes dos Caçadores de Sombras e habitantes do submundo., mas a narrativa não é quebrada, antes pelo contrário, cria-se um clima de suspense que depois nos faz apreciar mais o momento. Recapitulando um pouco, neste livro, a mãe de Clary e supostamente de Jace está num hospital em coma. Jace e Clary estão em choque por saberem que são irmãos. Jace está dividido, pois uma das coisas que ele mais queria  E não são só eles, a sua família adoptiva, em especial a sua mãe adoptiva Maryse Lightwood que pensa que ele é também um espião, posto ali por seu pai Valentine Morgensten.

Jace Wayland (Morgensten ou talvez ainda seja de  uma outra família…) revoltado com todas as situações, mete-se em problemas com os lobisomens, felizmente para ele o líder era Luke Garraway, o amigo de longa data da mãe de Clary. Para ajudar mais aos seus problemas Clary e Simon começam a namorar e a Inquisidora vinda de Idris é enviada para averiguar se Jace é ou não um traidor e para isto deverá ser submetido à espada da verdade (o segundo instrumento mortal, sendo o primeiro o cálice).  Ela vai tentar averiguar se Valentine vai usar Jace, para descobrir informações sobre a Clave e que possam ser usadas para quebrar os acordos feitos até aí.

Ao mesmo tempo que Jace é enviado para a Cidade dos Ossos várias crianças (uma de cada povo do submundo: fada, vampiro, lobisomem e feiticeiro) são assassinadas para servir o propósito de Valentine, o de criar um exército de demónios. A população do submundo começa a ficar agitada e a exigir justiça da Clave, ao mesmo tempo que nasce um clima de desconfiança, Valentine usa a velha máxima de dividir para conquistar.  Valentine almeja a destruição da Clave e não olha a meios para realizar os seus propósitos invadindo a cidade dos Ossos para roubar a espada.

 Jace é salvo pelos amigos, mas uns quantos irmãos do Silêncio são massacrados. Em busca pela verdade e de ajuda, os cinco vão ter com a rainha das Fadas, estas conhecidas por serem criaturas traiçoeiras e maliciosas. Isto vê-se logo quando esta pede a Jace e a Clary que se beijem, mesmo sabendo que supostamente são irmãos.

Após esta ocorrência, Simon fica extremamente aborrecido e atraído ao covil dos vampiros é mordido, tornando-se num vampiro! Esta foi uma das reviravoltas que eu não esperava e que me fez mesmo gostar da leitura deste livro, quando menos esperamos vá está algo que vem alterar completamente o rumo que a história levava! Neste ponto parece que até sentimos as mesmas emoções dos personagens: medo, ansiedade, raiva, a descrição desta parte está muito bem feita.
Como podemos ver aqui os personagens estão mais sensíveis, preocupados e até mesmo assustados. Jace e Clary têm medo dos próprios sentimentos e da sua relação; Simon mesmo sabendo que Clary e Jace são irmãos sente-se ameaçado e um pouco excluído daquele mundo. E temos também Magnus e Alec que começam a não conseguir esconder o que sentem um pelo outro e que começa a ser algo mais que amizade.

Neste livro ficamos também muito surpreendidos com o tamanho do poder de Clary, ela descobre que pode desenhar novas runas, marcas nunca antes usadas. E claro Jace descobre também que tem poderes diferentes dos outros Caçadores de Sombras. Ambos vão testar esses novos poderes quando perseguem Valentine que tinha raptado os seus amigos Simon (vampiro) e Maia (lobisomem) para finalizar os rituais.

Fiquei muito desiludida nesta parte, claro que temos maneiras diferentes de lidar com a morte, no entanto, Clary reagiu de uma maneira extremamente fria, perante a morte do seu amigo e na altura namorado, Simon. Após uma batalha no barco que envolve vários caçadores de sombras, inclusive a Inquisidora, que se descobre depois ser ainda sua familiar, visto ele afinal não ser um Morgenstern. Apesar de tudo e sem saber muito bem como eles conseguem salvar-se e evitar que o plano de Valentine se concretize, no entanto este consegue fugir.

Gostei muito deste livro, mas e uma das poucas coisas negativas a salientar é, que confesso que já estava a achar isto muito parecido ao Twilight, afinal no fim quem salva todos é a pobre humana, que afinal não é assim tão humana e se torna uma muito poderosa Caçadora de Sombras. Foi o enredo que me conquistou acima de tudo e vamos ver se o terceiro livro nos trás tantas surpresas.




Citações favoritas:
"- Pensei que essa parte do meu coração estivesse quebrada. - Tinha uma expressão no olhar enquanto falava como se estivesse surpreso em se ouvir dizendo aquelas palavras, dizendo meu coração. - Para sempre, mas você..." 

Crescer acontece quando você olha para trás e percebe que há coisas que gostaria de poder mudar.
- Clary Fray

Nota:
    

Editora:





0 comentários:

Enviar um comentário