02/11/2014

Leituras de Agosto: Equinócio, Michael White

  
Título: Equinócio
Autor: Michael White
Data da Publicação: 2007
Editora: Casa das Letras
Páginas: 306

Sinopse: 
Qual a relação entre Isaac Newton e uma série de crimes ocorridos na universidade de Oxford, em 2006? Mergulhe no mundo da alquimia, da ciência, da astronomia e do ocultismo num empolgante mistério que nos faz recuar 300 anos.
Na cidade de Oxford, uma jovem é brutalmente assassinada e, em lugar do coração, o assassino deixa uma moeda de ouro antiga. Vinte e quatro horas depois, outra jovem é morta e encontrada com uma moeda de prata no crânio vazio. 
Laura, uma jornalista especializada na cobertura de crimes, e Philip, fotógrafo da polícia e pai da sua filha, envolvem-se na investigação destes crimes. Juntos descobrem que estes assassinatos são parte de um ritual que remonta ao século XVII e que envolve personalidades distintas, como Sir Isaac Newton, em busca da Pedra Filosofal. 
Numa luta desesperada contra o tempo, Laura e Philip tentam evitar que o criminoso complete a série de assassinatos rituais, sem saberem que o último alvo pode estar demasiado próximo... 
Equinócio é um
 thriller fascinante que atravessa séculos, desvenda mistérios da alquimia e da astrologia e aborda a demanda pela Pedra Filosofal.
Excerto
«Imagino que estejas a tentar perceber qual é a ligação entre Isaac Newton, no século XVII, e este grupo, no século XXI. Talvez te questiones por que razão te dei uma cópia da obra secreta codificada de Newton e ainda deves estar a tentar compreender o que tenho eu a ver com tudo isto e porque a minha vida corre perigo?»

Críticas de imprensa
«Michael White consegue criar mistério de uma forma absolutamente original. A leitura deste livro irá, sem dúvida, exercer uma atracção mágica no leitor.» 
Sydney Morning Herald
«Equinócio é um apaixonante encontro entre misticismo e crime… um romance cativante que nos faz olhar de uma maneira diferente a literatura.» 
The Bookseller


Opinião:

Nem me lembro de como este livro chegou cá a casa. Sei que o li em duas tardes junto à piscina e quando dei conta tinha acabado. De vez em quando sabe bem mudar de género literário e este até que nem foi uma mudança muito má!

A história fala-nos sobre uma série de crimes macabros, em que são retirados órgãos às vítimas e em seu lugar são deixadas moedas. A acção decorre na cidade de Oxford, onde vive Philip que tem por missão fotografar de forma a documentar esses horríveis crimes que assolam a cidade.

A meio de um jantar com Laura, a sua ex-mulher que lhe está a fazer uma visita, Philip é chamado para ir até a uma cena de crime. Laura acompanha-o e vêem-se envolvidos numa história surreal e macabra.

A primeira vítima é uma rapariga jovem e a quem o coração fora retirado e no seu lugar é deixada uma moeda de ouro. Não sendo isto já por demais bizarro ocorre um segundo crime, uma outra jovem, desta vez o cérebro foi o órgão levado e em seu lugar é deixada uma moeda de prata.

Laura e Philip movidos pela curiosidade envolvem-se numa investigação paralela que os vai conduzir á busca pela pedra filosofal passando por diversas áreas da ciência: astronomia, alquimia, ocultismo, por Isaac Newton e muitos mistérios desconhecidos.

Foi o primeiro que li dentro deste género, não me desagradou mas também não me conquistou, o thriller não é um dos meus géneros favoritos.


*********************************************


0 comentários:

Enviar um comentário