17/09/2014

Leituras de Julho: As Lembranças de Alice de Liane Moriarty

E vos deixo mais uma opinião, mais um livrinho que li durante o Verão. Gostei muito do livrito em questão. E espero que gostem também.

Título: As Lembranças de Alice
Autor: Liane Moriarty
Editora: Leya Brasil
Número de Páginas: 376
Publicado em: 2013

Sinopse
Alice tem 29 anos, é apaixonada pelo marido, Nick, e está grávida de 14 semanas do seu primeiro filho. Ao menos é isso tudo do que ela se lembra. Imagine sua surpresa ao ser informada - quando acorda após um incidente em que bateu a cabeça - de que é mãe de três crianças, está com relações cortadas com a sua irmã e passa por um divórcio conturbado, às vésperas de completar 40 anos! A queda apagou os últimos dez anos da memória de Alice. Agora ela terá de construir seu futuro apagando os erros de um passado que sequer lembra ter existido. Poderá uma amnésia se tornar o melhor acontecimento em sua vida, nos últimos dez anos?

Opinião:

Este foi um dos livros que li em formato de ebook. E um dos primeiros em PT do Brasil, ao fim de algumas páginas comecei a aperceber-me que havia algo errado com a conjugação dos verbos, com algumas expressões e fui procurar ao Google e vi que a edição não era a de cá. Não foi por isso que desisti da leitura. Não é daqueles livros com um começo bombástico, mas a pouco e pouco cativa-nos, a cada página que passa sentimo-nos como a Alice da história.

O livro fala-nos de Alice, uma mulher na casa dos quarenta, que um dia cai no ginásio, acorda no hospital a pensar que tem 20 e está grávida do primeiro filho. Nada mais longe da realidade. Alice perdeu a memória, não completamente, mas dos seus últimos dez anos. E começa a olhar para a pessoa que era durante esse tempo e apercebe-se que mudou as suas atitudes, relacionamentos, aparência e não está certa de que a mudança tenha sido para melhor. Alice fica desesperada porque não sabe o que causou essa mudança.

A história intercala entre o relato de Alice, as carta da sua irmã ao psicólogo e as mensagens do blog da sua avó que vai relatando as peripécias da vida da sua família. Isto corta um pouco a fluidez da leitura, por vezes vi-me obrigada a recuar umas páginas para relembrar algumas partes. Acaba por ser um pouco como a recuperação de Alice, vamos tendo fragmentos da sua história, da história da sua irmã Elizabeth, do marido de Alice, Nick e ainda histórias sobre uma vizinha Gina que faleceu mas que paira como uma sombra sobre aquela família. 

Assistimos a pouco e pouco à luta de Alice para recuperar a sua família, a relação com a sua irmã, com os filhos e tenta a todo custo evitar a separação do seu marido. Assistimos à lutas internas de todas as personagens, uma debate-se com a mudança de atitude, a outra com o facto de ter perdido a esperança de ser mãe, a outra com a velhice. Somos confrontados com problemas da vida real, e que nem sempre têm solução, e em que quase nos sentimos na posição de quem nos relata a história. E sentimos as suas lutas como as nossas próprias.

É um livro cativante e comovente que nos apresenta várias histórias dentro da história, com momentos tristes, cómicos, desesperantes e de reflexão. Faz-nos pensar muitas vezes naquilo que poderia ter sido se não tivéssemos tomado esta ou aquela decisão.


1 comentário:

  1. estou para ler algo desta autora já há algum tempo, tenho ouvido falar muito bem dela! :)

    ResponderEliminar