13/09/2014

Leituras de Julho: O Livros dos Sabores Perdidos de Nicky Pellegrino

Quem acompanha o blog e vê os posts recentes pensa que deixei a culinária... mas não e cá está um livro que lembra o quanto gosto de culinária... e de chocolate!


Título: O Livros dos Sabores Perdidos
Autor: Nicky Pellegrino
Editora: Edições Asa
Número de Páginas: 320
Publicado em: 2014


Sinopse:

As colinas de Favio, uma pequena vila siciliana, escondem um tesouro inesperado: a Escola de Culinária de Luca Amore. Ao pendurar quatro aventais limpos para o novo curso que se avizinha, Luca antecipa a rotina do costume: preparar belas refeições com iguarias locais, visitar aromáticas vinhas e olivais a perder de vista, proporcionar momentos agradáveis às suas quatro alunas e desejar-lhes uma boa viagem de regresso a casa. Ao dirigir-se ao aeroporto, o jovem não imagina que a sua vida está prestes a mudar… e muito. Acabadas de chegar, Moll, Tricia, Valerie e Poppy são muito especiais. Eis o que Luca ainda não sabe sobre elas: uma esconde um segredo, outra espera voltar a encontrar o amor, outra tenta desespe­radamente fugir à sua própria vida e a última já o conseguiu. E quando lhes dá as boas-vindas e coloca gentilmente sobre a mesa uma garrafa de Pro­secco e cinco copos, Luca inicia um curso de culinária muito diferente dos anteriores. Mas essa é mais uma coisa que ele não pode saber… ainda.

http://www.fnac.pt/O-Livro-dos-Sabores-Perdidos-Nicky-Pellegrino/a791953

Opinião:

Todos sabem que eu gosto muito dos livros da Nicky Pellegrino, estão no topo da minha estante da sala, juntamente com os livros da Joanne Harris e os da Sveva.

O livro como sempre descreve um qualquer cenário idílico em Itália, desta vez a Sicília, e uma vez mais à semelhança de outros livros, vamos partilhar: comida, sentimentos e muita emoção.

Uma história simples, uma villa italiana, convertida em escola de culinária (por favor enviem-me para lá!), Luca um chef atormentado, mas apaixonado por comida, pelos ingredientes, que depois combina com muito amor para recriar pratos da sua infância. O ingrediente secreto? Chocolate.

Um romance que decorre entre o passado e o futuro. Passado nas recordações, nas memórias do chef, das suas 4 alunas e de alguns membros das aldeias próximas. Naquela casa, cozinha, as 4 mulheres vão ter a sua vida mudada para sempre. Uma cumplicidade que cresce, um amor que se descobre e algum ciúme à mistura, nas belas paisagens e elementos típicos italianos: vinhas, olivais aliados à gastronomia e produtos típicos: gelato, biscotti, chocolate.

Há uma loja que lembra mesmo um pouco a loja de Vianne do livro Chocolate de Joanne Harris, um pouco menos delicado mas sensível aos problemas dos outros e encontra sempre uma solução no chocolate. Mas a história centra-se em 4 mulheres; Poppy a jovem divorciada que procura família em Itália; Valerie que perdeu o marido recentemente; Moll que tem um blog de culinária e que aprender o máximo que puder e Tricia uma advogada que de todas é a que menos aprecia cozinhar.


Há livros em que gosto de falar e descrever um pouco da história, neste acho que quebraria o encanto, acho que há livros que temos de ser nós a descobrir a história, de conhecer cada personagem e sentir o livro acima de tudo.

0 comentários:

Enviar um comentário