24/09/2014

Leituras de Julho: H.R.H. (Sua Alteza Real), Danielle Steel

Título: Sua Alteza Real
Título Original: H.R.H
Editora: Círculo de Leitores

Número de Páginas: 320

Publicado em: 2013

Sinopse:
A princesa do século XXI. Christianna foi educada nas melhores escolas, entre a elite europeia. Espera-se que regressa a casa e cumpra o seu papel de princesa entre eventos sociais e ações de caridade. Ela anseia contudo por liberdade. Parte como voluntária da Cruz Vermelha para África onde auxilia a equipa médica ao mesmo tempo que esconde a sua identidade. Rodeada de pobreza, doença e da guerra sente, pela primeira vez, que aquele é o seu lugar. Admira o humanismo e dedicação de Parker Williams, que faz parte dos Médicos Sem Fronteiras, mas em breve a sua origem será descoberta. Como poderá Christianna conciliar a tradição familiar e a vida que quer para si? Poderá ela escolher o amor da sua vida? Um romance entre o glamour e fausto da corte e a apaixonante dureza de África.
 http://www.circuloleitores.pt/catalogo/1058517/sua-alteza-real#


Opinião:

Li este livro por curiosidade, gostei da capa e do resumo, é uma história como outras, de princesas rebeldes que não aceitam as restrições impostas pela sua condição, neste caso mais uma princesa prisioneira numa gaiola de ouro. Christianna era a princesa Sereníssima de um principado da Europa, que fica entre a Áustria e a Suíça, chamado Liechtenstein, e onde se sentia presa. Isto porque tinha conseguido viver durante quatro anos uma vida de quase total liberdade. Na América, frequentou a faculdade de Berkeley tinha-se sentido como uma qualquer estudante, com uma vida social e académica normal, sem visitas a instituições de caridade ou participar em ocasiões formais.

A princesa queria sentir-se mais do que um objecto de decoração, e com a permissão do seu pai vai durante um ano como voluntária da Cruz Vermelha para África. A princesa encontra nessa missão algo que a faz deveras feliz e esconde de todos a sua verdadeira identidade. Durante esse período (como não podia deixar de ser) conhece o pesquisador Parker Williams, vindo de Harvard que acompanha os Médicos Sem Fronteiras.

A história é contada sempre tendo em foco a perspectiva da princesa, acho que isto é uma falha porque existem outras personagens tão ou mais interessantes! O grupo de voluntários tinha tanto potencial, as relações entre estes e a população local, mas pronto tudo gira em torno de Christianna. 


A história de amor é interessante como um chá morno, ou seja, lê-se mas não tem aquela excitação, ainda por cima vivem uma história de amor quase proibido! Mas a narrativa não explora nenhum desse potencial, não temos encontros fortuitos, são logo apanhados a primeira vez que se encontram fora de África quase.

Não digo que esta leitura foi uma perda de tempo, mas também não trouxe nada de novo, é um romance, a mensagem que tenta passar é bonita: paz, entre-ajuda mas não foi um livro que me fizesse dizer adorei!

0 comentários:

Enviar um comentário