07/06/2014

Leituras de Maio


1. A Promessa, de Lesley Pearse

Posso dizer que a Belle é a heroína que mais penso ter sofrido até hoje. Perde o filho, perde o marido... e mais  não digo. Este livro leva-nos a pensar o quanto pode uma pessoa sofrer e continuar a lutar para ser feliz.. Foi uma leitura demorada, há muito elementos a absorver, muita mudança, uma Europa em mutação, a guerra, a vida anterior e posterior ao seu rapto... 

Resumo: No início de julho de 1914, a Europa vive os seus últimos dias de inocência.
A jovem Belle realizou os seus sonhos. A uma infância pouco comum seguiram-se anos dramáticos, ao longo dos quais quase cedeu ao desespero. Mas a sua coragem e determinação prevaleceram. A sua vida é agora feliz. Está casada com Jimmy, o seu primeiro amor, e conseguiu abrir a elegante loja de chapéus que sempre desejou. Mas a História do mundo está prestes a mudar. A I Guerra Mundial vai arrastar consigo milhões de pessoas. Belle e Jimmy abdicam de tudo para defenderem o seu país. São ambos destacados para França, onde Jimmy vai arriscar a vida nas trincheiras e Belle conduz uma ambulância da Cruz Vermelha. É um tempo de devastação sem precedentes em que sobreviver a cada dia representa uma vitória. E é quando o passado menos ocupa os seus pensamentos que Belle será obrigada a confrontá-lo pela derradeira vez.
Bastará um momento. Um homem. Um olhar.
Entre a luta pela sobrevivência, uma paixão proibida e a lealdade devida a um grande amor, Belle está perante uma escolha impossível. Mas ao viver na pele um dos mais sangrentos conflitos da História, terá ela poder sobre o seu destino?

A Promessa é a continuação da história de Belle, a inspiradora heroína de Sonhos Proibidos.
http://www.wook.pt/ficha/a-promessa/a/id/15249224

2. Livro I – Os Jogos da Fome, Suzanne Collins

Sinopse
Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.
http://www.wook.pt/ficha/os-jogos-da-fome/a/id/2843156
Confesso que não vi os filmes ainda porque queria muito ler primeiro os livros. Não fiquei desapontada, o livro tem o poder de nos agarrar ao nosso lugar e a lê-lo de uma ponta à outra. Muito cedo criamos uma empatia com a heroína, Katniss Everdeen, e com a sua luta diária para sobreviver e ajudar a sua família num ambiente muito agreste.
O enredo decorre num mundo pós-guerra onde foi erguido uma nova nação, o Panem, e cuja capital, é o designado Capitólio. Esta nação encontra-se dividida em 12 distritos, e cada um deles especializado na produção de um bem essencial à vida abastada do Capitólio.
Devido a uma rebelião todos os anos, e como maneira de instaurar o medo, todos os anos dois jovens são, uma rapariga e um rapaz, são escolhidos, por sorteio para participarem nos Jogos da Fome, onde disputam até ficar um vencedor. Isto chega a lembrar um pouco da história clássica, o império romano, a importância do culto, os gladiadores que lutavam entre si até à morte para entreter as classes altas. A diferença é que este espetáculo de horrores é transmitido na televisão. O vencedor ganha uma vida cheia de conforto, mas a sua consciência ficará para sempre marcada pelas mortes, pelo medo e nada mais é que um peão nas mãos do Capitólio.
Katniss será o elemento de mudança, a sua rebeldia e singularidade farão dela o elemento da mudança. Ela sacrifica-se pela irmã, corre riscos com Gayle na floresta para ajudar a família e mais tarde ameaça fazê-lo por Peeta, preparando-se para se sacrificar por ele.
Treinados, exibidos e deixados numa arena com ferramentas básicas, 24 elementos ficam a lutar pela sua vida. O primeiro volume é do início ao fim de muito fácil leitura, a escrita da autora é fluída e acessível.
Livro II – Em Chamas, Suzanne Collins

Sinopse
Depois de no primeiro volume Katniss se oferecer para substituir a irmã mais nova nos Jogos da Fome, que têm como lema «matar ou morrer», contra todas as expectativas, não só Katniss Everdeen venceu os Jogos da Fome, como pela primeira vez na história desta competição dois tributos conseguiram sair da arena com vida. Os dois jovens Katniss e Peeta tornaram-se agora os rostos de uma rebelião que nunca esteve nos seus planos. E o Capitólio não olhará a meios para se vingar… Um ritmo constante de adrenalina numa obra que promete tornar-se uma das leituras mais viciantes do ano.
http://www.wook.pt/ficha/em-chamas/a/id/9625046
“Em Chamas”, o segundo livro da trilogia mostra-nos Katniss e Peeta de regresso a casa, acompanhamos o seu dia-a-dia. E quando pensamos que estão a salvo da teia do Capitólio, eis que são novamente atirados para uma arena, e desta feita, só um deles pode ser salvo.
A viver na aldeia dos vitoriosos ao lado do tutor Haysmith e de Peeta, Katniss continua a escapar-se até ao bosque para caçar com Gayle. No entanto, Katniss sente-se dividida entre a atenção dos dois rapazes e não está segura dos seus sentimentos. No entanto continua a fingir o romance com Peeta e chegam mesmo a marcar o casamento.

Com uma visita a cada um dos distritos, eles começam a ver sinais de revolta, pequenos acontecimentos que suscitam dúvidas sobre a calma aparente e o poder do Capitólio. Surge também uma dúvida, existe vida no distrito 13 ou não? O simples gesto com as amoras, a visita ao distrito de Rue, levam Katniss a incitar de certa forma esta mesma revolta, caracterizada por pequenos gestos, a canção de Rue, a multidão que começa a usar o sinal de saudação do distrito 12.

Katniss encontra-se neste livro com o seu maior inimigo, o presidente Snow, que a contrário do que o seu nome indica, vai trazer a tortura, a dor e a incerteza novamente à vida de Katniss que mais uma vez deixa a sua mãe e a sua irmã Prim. Por seu capricho ela vê-se numa nova arena, a lutar pela vida, a enfrentar antigos tributos e desta feita só um se salvará. Mas um plano bem congeminado foi elaborado, e todos farão o impossível para salvar o mimogaio, o símbolo da mudança, Katniss.

Este livro foi mesmo devorado, em dois dias acabou. E a sensação foi e agora? O que será que aconteceu? Siga para o próximo…
4. Livro III -  A Revolta, Suzanne Collins

Sinopse
Katniss Everdeen não devia estar viva. Mas, apesar dos planos do Capitólio, a rapariga em chamas sobreviveu e está agora junto de Gale, da mãe e da irmã no Distrito 13. Recuperando pouco a pouco dos ferimentos que sofreu na arena, Katniss procura adaptar-se à nova realidade: Peeta foi capturado pelo Capitólio, o Distrito 12 já não existe e a revolução está prestes a começar. Agora estão todos a contar com Katniss para continuar a desempenhar o seu papel, assumir a responsabilidade por inúmeras vidas e mudar para sempre o destino de Panem - independentemente de tudo aquilo que terá de sacrificar…
http://www.wook.pt/ficha/a-revolta/a/id/11557085
Assistimos à destruição do distrito 12, ao exílio de muitas pessoas no distrito 13. E Katniss deixa de ser marionete do presidente Snow para se tornar o símbolo do distrito 13, sendo agora manipulada pela presidente Coin. Mas Katniss não tem forças, está apática, sem reacção. Só quando se vê no campo de batalha é que começa a reagir, sob fogo do Capitólio é que sente necessidade de lutar mais uma vez.
Agora é uma luta pelo domínio de Panem, a presidente Coin é má, mas dissimulada, manipulativa, e no fundo o que quer é mesmo o lugar de Snow. Agora Peeta está do outro lado, e ela tem o apoio de Gayle nestes novos jogos, sim jogos, porque neste livro muitas das acções têm segundas intenções, um objectivo esconde quase sempre um segundo propósito.
A guerra é violenta, as coisas sucedem-se a uma velocidade incrível, e o fim chega depressa e é comovente. Katniss indecisa, mostra-nos que pode sempre haver esperança num futuro melhor, mas lembra-nos que o passado e os seus demónios estão sempre presentes.
A conclusão da trilogia, é o relato da imensa batalha entre o Capitólio e os seus distritos, que tem reservada uma conclusão de certa forma inesperada. Posso dizer que esperava mais deste livro, fiquei desiludida com a Katniss, com a história e com o final. É uma trilogia muito interessante, todos os livros têm algo de dramático, falam de perda, de dificuldades, de lutas interiores, de escolhas, de esperança e fico-me por aqui!

5. Angelologia, Danielle Trussoni

Sinopse
Desde o início dos tempos que os nefilins, a raça que descende de anjos e humanos, procura dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e infiltrando-se nas mais poderosas e influentes famílias da história. Apenas a sociedade secreta de angelologistas, com os seus conhecimentos ancestrais, tem conseguido detê-los. Agora, a Irmã Evangeline do Convento de Santa Rosa, no estado de Nova Iorque, está prestes a juntar-se a eles. Mas conseguirá ela resistir ao imenso poder dos nefilins e evitar o apocalipse? Uma narrativa vigorosa, complexa e inteligente que funde elementos bíblicos, míticos e históricos e envolve o leitor da primeira à última página.
http://www.wook.pt/ficha/angelologia/a/id/7419582

Este livro caiu-me nas mãos de forma inesperada, por acaso ao procurar um livro, encontrei este. Não me senti particularmente atraída pela capa, mas como sabemos, não se deve julgar um bom livro pela sua capa.
Este livro fala-nos de mitologia, de religião e da relação entre duas sociedades a dos anjos e os humanos, numa luta que é travada diariamente sem que a maioria dos humanos se aperceba sequer disto.

Os anjos não são os serem angelicais que idealizamos, mensageiros de esperança, pelo contrário, são corruptos, caíram em tentação, sucumbiram à atracção e tiveram filhos com os humanos. No entanto estes filhos são mais belos, mas agéis, mais altos e com poderes misteriosos... as suas asas são majestosas, recolhidas e uma misteriosa doença começa a afectar estas criatura, destruindo as suas asas e a sua vida quase imortal. A beleza destes anjos lembra-me a personagem do filme Constantine, interpretada por Tilda Swinton, seres andrógenos, altos, belos e infiltrados nas nossas vidas, e muito cruéis.

Percival, um anjo caído e afectado por essa doença anda em busca de um objecto capaz de curar a sua enfermidade, a Lira de Orfeu, cujo som renova as energias dos anjos, mas que pode ser fatal para o comum dos mortais. A acção avança com Verlaine, um investigador que trabalha para Percival, que tenta descobrir a ligação entre uma freira de um convento, uma senhora de alta sociedade, que trocava correspondência com essa freira. Acaba por ser ajudado pela irmã Evangeline, quem mais tarde vem a descobrir que a sua mãe e a sua avó faziam parte da sociedade secreta de Angelologistas.

Evangeline vai tornar-se a personagem central da história. Teremos momentos da história centrados noutras personagens como Gabrielle a avó de Evangeline, a freira Celestine, que desempenhou um papel central nesta história. Temos vislumbres de pedaços de história e lugares: Paris durante a segunda guerra Mundial, passagens religiosas: Noé e a arca. A maneira como grandes famílias: como Rockfeller e os Harburgo; vêm a sua história interligada a centros acadêmicos e ordens religiosas na luta pela preservação da humanidade contra os nefilins que querem dominar o mundo.

Somos envolvidos pela trama do início ao fim, com um final surpreendente!

0 comentários:

Enviar um comentário