29/06/2014

Arroz de Pato

O arroz de pato é um dos pratos favoritos do marido, e ele pede amiúde que o faça. Eu até gosto depois de preparado, o problema é livrar o pato das penas, mas com paciência lá vai. Eu compro um pato inteiro e peço para cortarem ao meio. Somos só dois por isso metade de um pato dá para duas refeições. Normalmente come-se logo a sair do forno com o chouriço ainda estaladiço de vir do forno, e o que sobra fica para um almoço a levar para o trabalho.

Tempo de preparação: 90 minutos
 Dificuldade **
 Vegetariano: não
 Para crianças: sim
 Ingrediente principal: pato
 Nº de porções para que a receita dá: 4
 Prato: Almoço/Jantar

Ingredientes:

metade de um pato (cortado em pedaços)
metade de um chouriço de carne
1 alho francês
1 cebola grande
2 dentes de alho
2 cenouras
salsa
sal
louro
pimenta
arroz carolino
vinho branco
azeite
1 caldo galinha


Preparação

Levar o pato a cozer com o alho francês, a cebola, a cenoura, a salsa,o caldo de galinha e o chouriço. O meu pato cá de casa cozeu cerca de 1h30 em lume brando. Rectificar os temperos.  


Depois de o pato cozer é tempo de preparar o estrugido, numa panela levar o azeite, a cebola (eu uso a que cozeu com o pato), um dente de alho e o louro. Deixar refogar até ficar a cebola translúcida.



Adicionar o arroz e deixar ficar, mexendo sempre, até o arroz começar a ficar dourado, juntar depois o vinho tinto para dar a cor escura ao arroz. Adicionar o caldo da cozedura da carne. Rectificar os temperos e deixar cozinhar por cerca de 15 a 20 minutos.

À parte prepare o pato, desfie em pedaços pequenos e reserve. Quando o arroz estiver cozido, num tabuleiro colocar uma camada de arroz, uma camada de pato (truque deite um pouco da água da cozedura sobre a carne para não ficar seca) e termine com uma camada de arroz. 


Terminar com o chouriço cortado em rodelas. Quem quiser para dar um tom mais dourado ao arroz pode pode pincelar com um pouco de gema de ovo.


Bom apetite! 

0 comentários:

Enviar um comentário