04/05/2014

Leituras de Abril


When April winds Grew soft, the maple burst into a flush Of scarlet flowers. The tulip tree, high up, Opened in airs of June her multiple OF golden chalices to humming birds And silken-wing’d insects of the sky.
William Cullen Bryant


Leituras: Livros de Debbie Macomber

Como alguns sabem, sou fã do OLX e entre uma pesquisa e outra deparei-me com um livro da Debbie Macomber. Não conhecia e tinha curiosidade, deixei-me seduzir pela capa, mas pensava sempre não deves julgar o livro pela capa. Mas o preço estava em conta e eu fui arrebatada para a leitura.

A autora afinal é uma das maiores best sellers do New York Times, é uma das escritoras mais lidas do mundo e já recebeu vários prémios. Em português não tem muito livros publicados: A Estalagem de Rose Harbor (2013) e O Abrigo da Esperança (2013). Ambos têm uma história principal em torno de Joe Marie Rose, que decide comprar uma estalagem em Cedar Cove após a morte do seu marido no Afeganistão. E pelo meio vamos ter outras histórias dos hóspedes e dos cidadãos de Cedar Cove.

Sei que saiu um novo livro: Laços de Vida, mas não dá seguimento à história dos anteriores que ficou ainda com um final em aberto. Espero pelo seguimento do livro porque seria pena, não sabermos o que lhe vai acontecer.
Foram daqueles livros, que quando dei conta tinham acabado, e fiquei com aquela vontade de querer mais e ter de esperar… acho que a autora nos mantém em suspense, mas espero que não por muito mais tempo!

1. A Estalagem de Rose Harbor, Debbie Macomber

No primeiro volume vemos Jo Marie envolta em memórias, alguma tristeza, fechada no seu novo mundo, presa às memórias do seu marido, incerta da sua morte. Conservando uma réstia de esperança de que ele esteja vivo, Jo Marie neste primeiro volume encontra finalmente um local para sarar, para novos começos o seu “porto” de abrigo. 

Resumo: Depois da morte do marido no Afeganistão, Jo Marie Rose procura refúgio em Cedar Cove, uma pequena cidade acolhedora à beira-mar. Decide comprar uma estalagem com uma vista encantadora e repousante e aí iniciar uma nova vida, repleta de paz. Mas esta nova vida reserva-lhe mais surpresas e agitação do que esperava, com a chegada dos seus primeiros hóspedes, Joshua Weaver e Abby Kincaid. Ambos oriundos de Cedar Cove, mas afastados há muitos anos por diferentes motivos, vão encontrar na Estalagem de Rose Harbor um porto seguro, onde conseguirão enfrentar o passado, sarar as feridas e reconciliar-se com os próprios medos, revoltas e desilusões.

http://www.wook.pt/ficha/a-estalagem-de-rose-harbor/a/id/14907377

2. O Abrigo da Esperança, Debbie Macomber

No segundo livro assistimos à chegada da primavera, de renascimento, das flores que aparecem, dos novos hóspedes, das novas histórias, de segundas oportunidades. Mas também temos a confirmação de que o marido de Jo Marie tinha morrido no Afeganistão e que ela deve seguir com a sua nova vida. Com novos amigos, um animal de estimação e quem sabe… um novo amor?

Resumo: Jo Marie Rose, perante a perda quase certa do marido no Afeganistão, resolveu mudar a sua vida e comprar uma encantadora estalagem, numa acolhedora cidade à beira do Pacífico, onde pudesse receber hóspedes e proporcionar-lhes um ambiente familiar e cheio de paz. No início deste segundo livro, a primavera chegou, os rododendros carmesim e as azáleas vermelhas floresceram no jardim da estalagem e Jo Marie Rose espera ansiosamente a chegada de hóspedes. Reencontraremos pessoas que já conhecemos no volume anterior, e conheceremos outras que ali vão em busca de calor humano e talvez de uma segunda oportunidade de serem felizes. 

http://www.wook.pt/ficha/o-abrigo-da-esperanca/a/id/15283715

3. Sonhos de Papel, Ruta Sepetys

Josie Moraine vive mais do que uma vida. Ela é filha de uma das prostitutas de luxo mais cobiçadas de Nova Orleães, um estigma que a arrasta para o submundo decadente da cidade. Vítima da negligência da mãe, tem nos moradores do extravagante Bairro Francês os seus maiores aliados. De Cokie, humilde e fiel; a Willie, a dona de um bordel cuja frieza esconde um coração de ouro; e a Jesse, tímido, atraente e eternamente apaixonado, todos a protegem e velam por ela. Mas Josie sonha mais alto e move-se com igual à-vontade nos corredores da livraria onde, graças à bondade de um desconhecido, trabalha e habita. Este é o seu porto seguro. Aqui, entre as estantes repletas de livros, no pequeno escritório que agora lhe serve de quarto, não tem de se defender da sua própria mãe nem fingir ser a durona solitária que domina as ruas. Ao anoitecer, quando a porta se fecha e as luzes se apagam, ela descobre nas páginas que folheia a imensidão do mundo e anseia por uma vida melhor. Uma vida como a de Charlotte, a filha de uma família da alta sociedade, cuja amizade a inquieta a ponto de arriscar tudo, mesmo a promessa de um amor verdadeiro. E quando os seus sonhos estão prestes a realizar-se, um crime muda tudo... para sempre.
http://www.leyaonline.com/pt/livros/romance/sonhos-de-papel/

Uma capa bonita, um resumo cativante. Andei vários dias a pensar no livro e el comprá-lo para o ler. Não esperei para o comprar mais barato no OLX, como costumo fazer. No entanto depois da leitura fiquei desapontada. Não sei se foi por ter lido um livro da Lesley Pearse, com quase as mesmas linhas de história: uma rapariga nascida no seio de uma casa de prostitutas, mas amada pela mãe, traída/abandonada por esta última e que vai ter de passar por uma quantas aventuras ou desventuras para ser feliz.

A história passa-se numa Nova Orleães dos anos 50, a protagonista Jo, vive numa livraria, rodeada de livros e sonhos. Sonha em ir para a universidade, no entanto esta ideia é pouco aprofundada, para que tipo de curso? Para seguir que tipo de profissão? Apenas sabemos que quer muito ir e que quer sair do bairro em que vive.

O livro dá-nos a conhecer o submundo do crime, da prostituição, do jogo do vício… das boas famílias, dos “perdidos” do bairro francês. Pelo meio assistimos à decadência de um famoso escritor, bondoso, que ajudou Jo. Assistimos ao desabrochar de uma história de amor e mais uma vez é abordada superficialmente a história do atormentado Patrick Marlowe.

Ficam por explorar histórias que poderiam ser, a meu ver, fantásticas, a de Cookie, a de Willie, a de Jesse e até mesmo a de Sadie ou as outras habitantes da casa da madame Willie.

O final também me pareceu um pouco abrupto, não sabemos nada do que vai acontecer, provavelmente daqui surgirá um novo livro quem sabe?


Apesar de tudo gostei do livro, é uma leitura agradável, rápida e de intriga. E nós que adoramos livros percebemos bem Jo, que se sente bem ao viver no meio deles!

Não posso contar tudo. Deixo-vos os links para os resumos dos livros e respectivas capas. Pode ser que se apaixonem como eu…

E neste mês recebi a minha prenda da Presença, do concurso dos livros, consegui ainda ganhar dois:

Obervações, Jane Harris e Rumores, Anna Godbersen




0 comentários:

Enviar um comentário