04/05/2014

A cor do mês: Maio o mês do rosa e da rosa!



Maio: o mês do rosa e das rosas

E a cor do mês é o rosa! O rosa é uma cor emocionalmente descontraída, que influi nos sentimentos convertendo-os em amáveis, suaves e profundos. Esta cor significa romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente associada ao universo feminino. Outras características como beleza, suavidade, pureza, fragilidade e delicadeza manifestada pela cor rosa.

O rosa é a cor das emoções, dos afetos, da compreensão, do companheirismo e do romance. Representa os sentimentos ligados ao coração, como o amor verdadeiro está relacionado com o amor altruísta e verdadeiro. No sentido figurado, significa feliz, próspero ou alegre, por exemplo, "futuro cor-de-rosa" ou "sonhos cor-de-rosa".

E como enchi a casa de rosas decidi ir ao quintal do vizinho e fazer uma poda, se me estão a perceber. A rosa já era consumida como alimento, remédio e cosmético desde o tempo dos persas. A sua fama espalhou-se por vários países Oriente Médio, Pérsia, indo para a Índia, Turquia, Grécia, Balcãs (na culinária, cosméticos, medicina), China  (aromatizando chás) e também para a Europa, tornando-se muito popular o consumo na culinária  da Polónia, França e Reino Unido. Hoje, o uso das rosas ocupa o lugar na cozinha tradicional de vários países.  A geleia fiquei desapontada, fica-se com um travo amargo na boca. Tenho de dar a provar para reunir veredictos.

As rosas são usadas na medicina alternativa para tratamento de ausência de menstruação, bem como tratamento para enxaquecas e dores de cabeça, perda de visão, dores de garganta, tensão alta e também como tratamento para nervosismo, ansiedade e depressão. A cor da geleia vai depender da cor das pétalas que usar. A minha ficou como se vê em baixo.


Este fim-de-semana, preparou-se também o  licor (este último ainda em fase de preparação). 


As receitas publico depois. Bons momentos rosa para todos!

0 comentários:

Enviar um comentário