05/04/2014

Por cá e por lá... Alentejo

O fim de semana passado foi de passeio, ainda que não estivesse muito bom tempo para tal. Fui aproveitar uma das prendas de aniversário. Uma estadia numa quinta em pleno monte alentejano.

Começamos o passeio com uma ida ao castelo de Montemor-o-Novo. O Castelo de Montemor-o-Novo é o recinto original da Vila medieval de Montemor-o-Novo. Conquistado aos Mouros por D. Afonso Henriques. D. Sancho I concedeu-lhe o 1.º Foral em 1203. A muralha terá sido reconstruída no reinado de D. Dinis. Nos séculos XIII e XIV administrava as freguesias urbanas todas com sede no interior do castelo: Sta. Maria do Bispo, Sta Maria da Vila, S. João e S. Tiago.


Progressivamente abandonado pela população a partir do Séc. XV; o Castelo conserva hoje importantes testemunhos da história medieval e moderna de Montemor-o-Novo: troços da muralha, Paço dos Alcaides, Igreja de Santiago, Igreja de S. João, Igreja de S. Maria do Bispo, Torre do Relógio, Porta da Vila, Torre e porta do Anjo, Torre da Má Hora, Convento da Saudação, entre outros.
Depois fomos até à quinta onde ficamos alojados, quinta das Ameias, um espaço rural, muito agradável para relaxar com vários recantos e com uma decoração algures entre o rústico e peças especiais, como uma tapeçaria pendurada no hall de entrada.

Jantamos no restaurante A Ribeira, ainda que o tempo de espera tenha sido longo e de estarmos com muita fome, valeu a espera. Um espaço familiar, aconchegante e com um pessoal deveras engraçado e divertido. Deixo-vos o link para que possam ver algumas fotos do espaço: http://www.igogo.pt/restaurante-a-ribeira-2/

No dia seguinte, com um tempo nublado e chuvoso fomos até Évora, passeamos pela cidade, indo inevitavelmente ao templo de Diana.

Depois de almoço e já debaixo de chuva fizemos uma visita à capela do Ossos, um lugar um bocado sinistro, uma sala inteira construída com ossos de pessoas. 

Acabamos a visita à cidade numa loja gourmet chamada Divinus Gourmet, tendo vários produtos regionais: queijos, enchidos, licores, vinhos, doçaria... e podia ficar aqui ainda mais um pouco a enumerar as coisas boas que por lá se encontram e se provam.

Para finalizar visitamos alguns dos recintos megalíticos da zona, o cromeleque dos Almendres e a anta.


Um fim de semana em grande e cheio de coisas boas!



0 comentários:

Enviar um comentário